Short text in Portuguese - A festa.
Olá!
Bem vindos ao episódio 52 do Portuguese Lab Podcast.
This episode is for intermediate learners and is a short text about a party being planned (including vocabulary related to shopping at the supermarket).
Listen to the episode
Text
O João e a Matilde mudaram de casa em setembro. Ainda não tinham organizado tudo quando decidiram dar uma festa de inauguração. Um dia sentaram-se os dois à mesa da sala, que era nova, e planearam a festa. O João ia às compras para comprar a comida necessária e a Matilde enviava os convites por email e tratava da decoração.
Como o tempo ainda estava bom e ameno, decidiram ter a festa no terraço. E que tipo de comida é que iam oferecer? Decidiram fazer uma salada de polvo, croquetes, patê de caranguejo, pão e azeitonas. Para beber faziam uma sangria de vinho tinto e um sumo de laranja para quem não gosta de bebidas alcoólicas. Perfeito!
Fizeram a lista de compras e enquanto o João foi ao supermercado a Matilde sentou-se à secretária a preparar os emails para enviar aos amigos. A Matilde enviou os emails com a data da festa, que seria no sábado seguinte, e com a hora de início, que seria às oito da noite. Claro que alguns chegavam sempre atrasados e só podiam começar a comer às nove da noite.
No supermercado o João foi buscar um carrinho e entrou no primeiro corredor para ir buscar os pratos e copos de plástico. Aproveitou e trouxe guardanapos também. Entretanto apercebeu-se que não tinha trazido a lista de compras. Mas achava que se ia lembrar de tudo.
Depois foi tirar uma senha na peixaria para comprar o polvo e o caranguejo, mas estava tanta gente à espera, que foi buscá-los ao corredor dos congelados. De seguida foi à área da fruta e trouxe os ingredientes necessários para fazer a sangria. Finalmente foi ao corredor das bebidas buscar os sumos.
Só depois de colocar as compras no tapete é que se lembrou que faltava o vinho. Foi rapidamente ao corredor dos vinhos e trouxe três garrafas de vinho Alentejano. Ainda chegou à caixa a tempo de colocar as compras nos sacos e pagar.
Quando chegou ao carro reparou que se tinha esquecido de pedir uma fatura com número de contribuinte. E pior! Não tinha comprado as azeitonas. Paciência. Esperava que a Matilde tivesse tido mais sorte com os preparativos da festa.