Topic: Football vocabulary in Portuguese
In this episode you learn:
How to talk about football in Portuguese.
Specific vocabulary related to football.
You can access the transcript and translation of the key vocabulary in the free content vault.
Listen to the episode
Text
Muito bem, então hoje vamos falar de futebol, porque hoje começa o Campeonato do Mundo de Futebol na Rússia. E como os portugueses adoram futebol, é um tópico apropriado para este dia.
Vamos falar sobre vocabulário que podes usar para falar de futebol durante os jogos.
Futebol é um jogo com duas equipas e uma bola, passado num estádio de futebol. Cada equipa tem onze (e não doze) jogadores. Os jogadores tentam marcar golos na baliza da outra equipa. Portanto, um jogador marca um golo quando a bola entra na baliza da equipa concorrente.
A baliza é a área onde a bola deve entrar.
E como é que a bola entra na baliza? O jogador chuta a bola com os pés. Ele chuta-a com os pés, ele não a chuta com as mãos. Chutar é quando se bate com o pé na bola com força. Mas também podes chutar outras coisas. Podes chutar uma pedra para dentro de um lago, por exemplo.
Quando um jogador marca um golo, as pessoas que estão a assistir ao jogo gritam: GOLO! Mas claro que, só as pessoas que gostam da equipa que marcou o golo é que gritam de felicidade.
As pessoas que estão a assistir ao jogo são os adeptos. Num jogo Benfica vs. Sporting, por exemplo, há adeptos do Benfica e adeptos do Sporting no estádio.
É comum os adeptos usarem roupa com as cores da equipa que apoiam. Os adeptos do Benfica vestem-se de vermelho, e os adeptos do Sporting vestem-se de verde.
Um jogo dura noventa minutos e tem duas partes. A primeira parte dura quarenta e cinco minutos e a segunda tem a mesma duração. Entre as duas partes há um intervalo de quinze minutos para os jogadores descansarem, e para os adeptos irem à casa de banho.
No fim do jogo ganha quem tiver marcado mais golos. Quando as duas equipas marcam o mesmo número de golos, diz-se que há um empate. As equipas ficam empatadas. Por exemplo, no jogo Benfica vs. Sporting o resultado foi 1-1, ou seja, o Benfica marcou um golo e o Sporting também marcou um golo. Então não há um vencedor, nenhuma equipa ganhou.
O mundial de futebol tem várias fases, e nas fases finais do campeonato cada jogo tem de ter um vencedor claro. Ou seja, as equipas não podem ficar empatadas. Caso estejam empatadas no final do jogo, jogam durante mais trinta minutos. Estes trinta minutos, divididos em duas partes de quinze minutos cada, chama-se prolongamento. Se, mesmo assim, no final do prolongamento ainda houver um empate, então as equipas vão a penáltis. A expressão usada aqui é ir a penáltis.
Na fase de penáltis um jogador colocado em frente à baliza tenta marcar um golo direto. Na baliza está o guarda-redes da outra equipa. O guarda-redes é o jogador que tenta evitar que seja marcado um golo na sua baliza, e é também o único jogador que pode tocar na bola com as mãos.
Cada equipa tem direito a cinco penáltis. No final ganha quem tiver marcado o maior número de golos. A outra equipa é eliminada da competição.
Pode parecer fácil marcar penáltis, mas na verdade é muito difícil. Não só porque o guarda-redes é especialista em agarrar bolas, mas também porque os jogadores estão mais nervosos. Especialmente quando se trata de competições importantes como o mundial.
Agora tenho algumas perguntas para ti.
1) Um jogo de futebol dura 120 minutos?
Não, cento e vinte minutos são duas horas. Um jogo de futebol dura uma hora e meia ou noventa minutos.
2) Os jogadores podem jogar com as mãos, não podem?
O guarda-redes pode jogar com as mãos, mas os outros não, só com os pés. Se jogam com as mãos levam um cartão vermelho. Um cartão vermelho faz com que o jogador seja expulso do jogo, ou seja, ele tem de sair do jogo. Então, só podem chutar a bola com os pés.
3) Um jogo em que as duas equipas têm o mesmo número de golos é um jogo empatado?
Sim, exatamente. É um empate.
4) Quem é que vai ganhar o mundial?
Bom, isso eu não sei. Por isso, desejo a todas as equipas boa sorte, e que ganhe o melhor. Que nós já sabemos quem é...